A diretora-executiva da ABCON, Christianne Dias, participou nesta terça-feira (3), do painel de abertura do II Encontro Nacional das Entidades Reguladoras Infranacionais de Saneamento Básico.

O debate teve o seguinte tema: “Como a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico pode fortalecer a regulação no setor de saneamento”. Em sua fala, Christianne ressaltou os avanços conquistados desde a aprovação do Marco Legal do Saneamento, há cinco anos, com a criação das normas de referência pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a realização de novos leilões que ampliaram investimentos no setor.

“O próximo desafio é construir uma agenda voltada para o futuro, com foco no fortalecimento da regulação e na articulação entre todos os atores envolvidos: prestadores de serviços, agências infranacionais, Congresso Nacional e sociedade”, disse. Christianne também destacou a importância de campanhas de sensibilização que aproximem a população da relevância do abastecimento de água e do esgotamento sanitário.

O painel foi moderado pela presidente da ANA, Verônica Sánchez, e contou a participação do presidente da ABRASAN, Demétrius Gonzalez; do presidente da ASSEMAE, Esmeraldo Pereira Santos; da presidente da AGERGS e diretora da ABAR, Luciana Luso; do presidente da AESBE, Munir Abud; e do presidente da ABREMA, Pedro Maranhão.

A ABCON também esteve representada no encontro por Ilana Ferreira, superintendente técnica, e Thaís Mallmann, superintendente regulatória e de governança corporativa.