A Associação Brasileira das Empresas de Saneamento – ABCON deu início ao ciclo anual de coleta de dados junto às empresas associadas — etapa fundamental para a consolidação da inteligência setorial produzida pela associação.
O início da coleta veio acompanhado pelos workshops sobre o funcionamento e as atualizações do Sistema de Informações do Segmento Privado de Saneamento (SPRIS), plataforma proprietária que reúne dados e indicadores exclusivos sobre a atuação das concessionárias privadas de água e esgoto no país.
Segundo o coordenador técnico da Abcon, Romário Júnior, o sistema passou por atualizações que tornam o conjunto de informações ainda mais estratégico para o setor.
“A coleta de dados é essencial para fortalecer nossa base de conhecimento e orientar a atuação institucional da ABCON. Com os dados do SPRIS, somos os únicos a conseguir detalhar investimentos realizados por empresas privadas nas PPPs, por exemplo”, destacou Júnior.
Os dados coletados subsidiarão o Relatório de Benchmarking do Setor Privado, a ser divulgado em março de 2026 — um dos principais produtos de inteligência da ABCON, por meio do qual as empresas recebem um relatório personalizado que compara seu desempenho com a média setorial.
Ainda, os dados coletados servem de base para o estudo Panorama da Participação Privada no Saneamento e para outros estudos de inteligência setorial que suportam a defesa de interesses baseada em evidências conduzidas pela Associação.
O workshop contou com a participação de profissionais responsáveis pela gestão de dados das operadoras associadas e será repetido nos dias 12 e 14 de novembro, ampliando o engajamento das empresas no processo.
O SPRIS pode ser acessado pelo link – https://abconsindcon.com.br/spris/. Dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta envie e-mail para [email protected].
Matéria publicada na Revista TAE