No contexto das discussões sobre mudanças climáticas da 30ª Conferência das Partes da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), realizada em Belém, a ABCON lançou na COP, no espaço da Sabesp, o e-Book Saneamento pelo Clima: Agenda ABCON para a Universalização Sustentável, com 10 propostas estratégicas que reforçam o papel do saneamento como resposta concreta aos desafios climáticos e à agenda de sustentabilidade.

O intuito da entidade é assegurar que o setor de saneamento continue contribuindo para a sustentabilidade ambiental e a adaptação climática, sem comprometer a meta de universalização prevista em lei. As 10 propostas relacionadas aos principais desafios do setor são:

 

  1. PRIORIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO COMO OBJETIVO CENTRAL DAS POLÍTICAS CLIMÁTICAS E REGULATÓRIAS AMBIENTAIS
  2. CRIAR UM MECANISMO SETORIAL DE CRÉDITOS DE CARBONO PARA O SANEAMENTO
  3. UNIFORMIZAR CRITÉRIOS PARA TRATAMENTO E APLICAÇÃO DE LODO 
  4. REGULAMENTAR O USO DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE ÁGUA E ESGOTO
  5. REGULAMENTAR O REÚSO DE ÁGUA NÃO POTÁVEL A PARTIR DE EFLUENTES SANITÁRIOS TRATADOS
  6. ACELERAR PROCESSOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PARA OBRAS DE SANEAMENTO
  7. DEFINIR CRITÉRIOS PARA LICENÇAS E OUTORGAS DE LANÇAMENTOS DE EFLUENTES SANITÁRIOS TRATADOS EM RIOS URBANOS DEGRADADOS
  8. ADEQUAR A CLASSIFICAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DO SANEAMENTO
  9. FLEXIBILIZAR PARÂMETROS DE QUALIDADE EM SITUAÇÕES EXTREMAS OU DE TRANSIÇÃO
  10.  CRIAR LINHAS DE FINANCIAMENTO PARA TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO NO SANEAMENTO

 

 

Composto por 50 páginas divididas em quatro capítulos, o material, disponível em inglês e português, reforça o posicionamento internacional da entidade, de que o saneamento deve ser reconhecido como política central de combate à crise climática. Além disso, o livro apresenta cases de associadas, iniciativas e ações de mitigação já implementadas e as iniciativas em curso, que mostram que é possível avançar em direção a uma operação cada vez mais eficiente, sustentável e com menor intensidade de emissões.

COP 30

A ABCON apresenta na COP 30 um conjunto de evidências, boas práticas e propostas para fortalecer políticas públicas, mecanismos de financiamento e incentivos à inovação tecnológica. “Nossa mensagem é clara: o Brasil tem a oportunidade de liderar pelo exemplo. Com segurança jurídica, financiamento adequado e colaboração entre os setores público e privado, podemos construir um futuro mais justo, saudável e sustentável. Investir em saneamento é investir em resiliência, justiça social e futuro sustentável. O saneamento não pode esperar. O clima também não”, afirma Christianne Dias, Diretora Executiva da entidade. 

O saneamento básico é parte da solução climática, conforme a publicação. Para Rogério Tavares, Presidente do Conselho de Administração da associação, o saneamento é hoje uma das principais agendas de  mitigação e adaptação climática no Brasil. “Ampliar a coleta e o tratamento dos esgotos  significa reduzir a poluição dos rios, melhorar a qualidade das águas superficiais e subterrâneas e preservar a  biodiversidade. Por outro lado, o fornecimento seguro de água, mesmo em cenários de escassez hídrica, é um fator crítico de resiliência para milhões de brasileiros”, afirmou. 

O e-book alerta ainda que o Brasil vive um momento importante para consolidar seu compromisso com a agenda climática global. Os desafios são complexos e exigem respostas integradas que reconheçam o caráter essencial do saneamento como vetor de saúde pública, inclusão social, proteção ambiental e adaptação às mudanças climáticas. 

Sobre a ABCON 

A ABCON é a Associação Brasileira das Empresas de Saneamento no Brasil. Sua atuação busca promover o avanço da universalização dos serviços de água e esgoto, contribuir para o aprimoramento regulatório do setor e estimular a melhoria contínua da prestação de serviços à população.

 

Informações para imprensa ABCON:

Daniela Barbará – [email protected] – (11) 999837800

Michelle Mello – [email protected] – (61) 993040751