São Paulo, 5 de agosto de 2025 – A ABCON SINDCON, associação que representa as operadoras privadas de saneamento, participou do São Paulo Climate Week 2025, evento que reúne lideranças nacionais e internacionais para debater soluções de baixo carbono, adaptação climática e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
A entidade foi representada por Thais Mallmam, superintendente regulatória e de governança corporativa, no painel “5 anos do Marco do Saneamento: Avanços e Desafios”.
Durante sua fala, Thais ressaltou que o Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020, mudou o patamar do setor. “Antes do Novo Marco Regulatório, o saneamento era uma política pública com papel muito tímido. Após, passou a fazer parte de grandes projetos de desenvolvimento e infraestrutura dos Estados e municípios. Sem dúvida, a clareza das diretrizes, metas, dos contratos e da regulação tornam o ambiente fértil para novos investimentos”, afirmou.
Ela reforçou que o próximo desafio é garantir que as metas se tornem realidade. “Ainda estão nas decisões das modelagens das concessões e das PPPs, nos blocos e editais, bem como na sensibilização da população para as conexões finais, que vamos definir se chegaremos a 2033 com um país mais justo, mais saudável e mais digno para todos.
O Novo Marco viabilizou as ferramentas. Agora, cabe a todos – setor público, operadores, agências reguladoras e órgãos fiscalizadores – fazerem com que as metas saiam do papel e se transformem em benefício concreto para milhões de brasileiros.”
O painel contou também com Samanta Souza, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sabesp, empresa associada à ABCON SINDCON, que apresentou resultados do plano “Vambora Transformar” e os desafios para a universalização dos serviços. Participaram ainda Claudinéli Moreira Ramos, presidente do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento, e André Machado, coordenador de Relações Institucionais e Comunicação do Instituto Trata Brasil.