O leilão da companhia Saneamento de Goiás (Saneago), o primeiro do setor de saneamento em 2026, será realizado no próximo mês e já agita o mercado com expectativas elevadas. Com R$ 6,3 bilhões em investimentos previstos, a licitação beneficiará quase 3,4 milhões de goianos em 216 municípios, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

A diretora-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Saneamento (ABCON), Christianne Dias, avalia que o leilão da Saneago tende a ter uma competição acirrada entre players de grande capacidade financeira e técnica. “A expectativa da ABCON é que empresas do porte das nossas associadas se firmem como protagonistas nos inúmeros certames previstos para esse ano”, avalia.

Fundada em 1967, a Saneago é uma sociedade de economia mista controlada pelo Governo de Goiás e responde pelo abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto na maioria dos municípios do estado.

O edital de leilão para PPPs foi lançado em dezembro para universalização de serviços de esgotamento sanitário em três microrregiões. As propostas serão entregues em 18 de março, das 10h às 12h, na sede da B3, em São Paulo (Rua XV de Novembro, 275). A sessão pública está marcada para 25 de março, às 14h, sob coordenação da Comissão Especial de Licitação, com apoio da B3.

Foto: Saneago