A ABCON SINDCON participou na última quarta-feira, 18.10, do painel ”Parcerias no saneamento: fomentando a universalização com o BNDES”, que este promoveu com a parceria do GRI Club no hotel Renaissance, em São Paulo.
O diretor executivo da ABCON SINDCON, Percy Soares Neto, representou a entidade no encontro, cujo objetivo foi reforçar o compromisso do BNDES com a continuidade do seu apoio à agenda de universalização dos serviços de saneamento básico.
De acordo com levantamento da ABCON SINDCON, existem mais de 30 projetos de leilões em andamento no setor.
Somente no hub do BNDES há em curso oito projetos, sendo sete deles (Alagoas, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Sergipe) em desenvolvimento e mais a modelagem para Porto Alegre, Rio Grande do Sul, cuja consulta pública já foi encerrada.
No total, esses projetos do BNDES para o saneamento envolvem R$ 42,13 bilhões de investimento e vão beneficiar uma população de 27,16 milhões de pessoas.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, falou sobre a disposição do estado de ampliar os investimentos em saneamento básico (Fotos: Arthur Soares)
A mesa com a participação da ABCON SINDCON teve a presença do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, que falou sobre a disposição do estado de ampliar os investimentos e parcerias em infraestrutura, ao lado do diretor-presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), Milton Andrade.
Houve também debates sobre a agenda da universalização dos serviços de água e esgoto, com intervenções da ANA, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.
O painel contou ainda com o secretário especial do programa de parcerias de investimentos da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, além de Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento e diretor de planejamento e estruturação de projetos do BNDES.